domingo, 15 de janeiro de 2012

Tubarão Baleia

Tubarão Baleia - Whale Shark
O maior dos tubarões e o maior peixe vivo conhecido. é um animal dócil e muito tranquilo. Sem dúvida alguma, os mergulhadores que tiveram o prazer de verde de perto um desses, com certeza tem muitas fotos e relatos radicais para contar.
Tubarão baleia é a única espécie da família Rhicodontidae , e foi identificada pela primeira vez em 1828, na costa da África do Sul e a família Rincodontidade foi criada  apenas em 1984.

Tubarão Baleia comparado com um mergulhador.
Um tubarão baleia pode chegar a medir 20 metros e pesar em torno de 12 toneladas. Com seu tamanho nada discreto e a boca grande o tornam facilmente reconhecível. São encontrados em águas rasas, próximos a superfície, geralmente em águas tropicais e subtropicais. Aparenta ser um animal migratório. Fácil de ser visto em locais de mergulho como na Tailândia, Maldivas, Galápagos, Mar Vermelho, Filipinas, e também já foi fotografado em Osezaki, na Província de Shizuoka Japão, local onde muitos brasileiros que moram no arquipélago apreciam esse esporte maravilhoso.
 
Tubarões baleia alimentam-se de forma ativa principalmente de plânctons, mas também pequenos peixes e lulas fazem parte de seu cardápio. Usando seu olfato muito aguçado, quando se alimentam, eles sugam ativamente suas presas antes de filtra-las com eficácia. Já foram observados se alimentando em grupos em lugares com grande concentração de determinados alimentos.


 Aparecem regularmente nos mesmos locais e em determinadas épocas, possivelmente para aproveitar as desovas dos corais e o florescimento de plânctons. Por esse motivo, são grandes fontes de atração para o ecoturismo, como na costa ocidental da Austrália, onde os mergulhadores fazem fila para nadar e fotografar esses seres maravilhosos. 
A reprodução dos tubarões baleias é curiosa. Os hábitos reprodutivos são obscuros. Baseado no estudo de um único ovo encontrado na costa do México em 1956, acreditava-se que eles fossem ovíparos, mas em julho de 1996, uma fêmea foi capturada com 300 filhotes, indicando que ele são vivíparos com desenvolvimento ovovivíparo. 
Os ovos ficam no corpo da mãe que dão a luz a filhotes com 40 à 60 cm. Acredita-se que chegam a maturidade sexual pro volta dos 30 anos e sua vida é estimada dos 60 e 130 anos.

Em alguns países os tubarões baleias são protegidos por lei, mas são casados em outros, principalmente em Taiwan nas Filipinas, onde tristemente mais de 100 são mortos anualmente. Isso é muito preocupante, pois é um peixe que demora para atingir idade adulta e sua população é desconhecida.
Em 2005, 3 tubarões baleias estavam sendo estudados em cativeiro, no Aquário Churami Okinawa-Japão. Dois machos que recebem o nome de Ralph & Norton e duas fêmeas conhecidas como Alice e Trixie, são mantidos em aquário da Georgia desde 2005 em Atlanta e em julho de 2006 mais 2 fêmeas foram colocadas com a esperança de reprodução em cativeiro para serem estudados. Os tubarões foram importados de Taiwan pela United Parcel Service (UPS), é a maior empresa de logística do mundo, distribuindo diariamente mais 14 milhões de encomendas em mais de 200 países. A sua sede é em Atlanta, Geórgia EUA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário