A Agência Efe Jess Morgan é a responsável pela descoberta dos primeiros tubarões híbridos no mundo, foram encontrados em águas australianas, onde essa "espécie intermediaria", aparentemente consegue se adaptar as mudanças climáticas, também para se reproduzir e nadar em águas mais frias.
"Eles são capazes de nadar em águas mais frias, o que representa uma expansão no nível de tolerância destes animais à temperatura" afirmar pesquisador.
Estas conclusões foram divulgadas por um grupo de cientistas que encontrou 57 tubarões híbridos nadando em uma faixa de 2 mil quilômetros na costa leste da Austrália, onde também são encontrados tubarão branco e tubarão tigre.
Estas conclusões foram divulgadas por um grupo de cientistas que encontrou 57 tubarões híbridos nadando em uma faixa de 2 mil quilômetros na costa leste da Austrália, onde também são encontrados tubarão branco e tubarão tigre.
"É um achado de grande importância, porque são os primeiros tubarões híbridos descobertos no mundo e porque nunca tínhamos nos deparados com essa espécie intermediaria" disse à Agência Efe Jess Morgan.
Espécie Intermediaria é resultado do acasalamento entre tubarão ponta negra australiano e o tubarão ponta negra comum, que são inofensivos ao homem.
O tubarão ponta negra comum é maior e vive em águas mais frias, já o tubarão ponta negra australiano, vive é menor e vive em águas mais quentes.
As misturas das espécies, até são relacionadas, mas não são geneticamente distintas, como ocorre com as mulas que são descendentes dos cavalos e dos burros.
Porém ao contrário dos equinos, os tubarões híbridos podem procriar.
O caráter híbrido dos tubarões descobertos, foi confirmado através de análise de DNA.
" O que é muito fascinante, é que não são estéreis, são capazes de se reproduzir e no futuro poderemos ver muitas gerações dessa espécie intermediaria" indicou Morgan.
Segundo Jennifer Onvenden, que é especialista em genética, diz que a descoberta abre a possibilidade de detectar esse tipo de comportamento entres as 400 espécies de tubarões que habitam o planeta, sedo que 180 delas na Austrália.
A hibridação pode ocorrer em animais, plantas, sendo muitas vezes utilizadas pelo homem na agricultura e na pecuária. Nos animais, pode ocorrer no cruzamento como por exemplo entre um Leão e uma Tigresa, uma Zebra macho e uma Égua, entre um golfinho nariz de garrafa fêmea e uma falsa Orca macho.
Golfinho Nariz de Garrafa |
Falsa Orca |
Nenhum comentário:
Postar um comentário